quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO HQ

Histórias em quadrinhos
A oralidade em sua construção

INTRODUÇÂO

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SÂO ENREDOS NARRADOS QUADRO A QUADRO POR MEIO DE DESENHOS E TEXTOS QUE UTILIZAM O DISCURSO DIRETO,CARACTERÍSTICOS DA LÍNGUA FALADA.ASSIM, JUSTIFICA-SE A PESQUISA PELO INTERESSE DE DEMONSTRAR COMO AS ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DE UM TEXTO FALADO SÃO UTILIZADAS NA CONSTRUÇÂO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS,QUE POSSUI EM SEU TEXTO ESCRITO,CARACTERÍSTICAS PRÓXIMAS A UMA CONVERSAÇÂO FACE A FACE,ALÉM DE APRESENTAR ELEMENTOS VISUAIS COMPLEMENTADORES Á COMPREENSÃO, TORNANDO ESTE ESTUDO BASTANTE PRAZEROSO,POIS A LEITURA DE UMA HQ CAUSA NO LEITOR UM DETERMINADO FASCÍNIO DEVIDO Á COMBINAÇÂO DE TODOS ESSES ELEMENTOS.
OS OBJETIVOS QUE NORTEIAM ESTE TRABALHO SÃO OS DE ANALISAR AS CARACTERISTICAS DO TEXTO FALANDO DA LINGUAGEM DAS HQS. OS ELEMENTOS DAS HQS SÃO REPRESENTADOS NO AUXÍLIO DA COMPRENSÂO DA NARRATIVA.
O OBJETIVO ANALISADO CONSTITUI-SE DE UMA HQS DE MAURICÌO DE SOUZA, CRIADOR DOS PERSONAGENS DA REVISTA ``A TURMA DA MÔNICA`` INTITULADA``CEBOLINHA EM O NOVO PLANO``
ESSE ESTUDO POSSIBILITARÀ FUTUROS APROFUNDAMENTOS REFERENTES À ORALIDADE NESSE GÊNERO DISCUSIVO, COSIDERANDO QUE A RIQUEZA DE DETALHES ENCONTRADA NO TEXTO DA HQS ANALISADA EVIDENCIA QUE AS CARACTERÌSTICAS DA LÌNGUA FALADA, ALIADAS À RECURSOS VISUAIS E RECURSO DA LÌNGUA ESCRITA SÂO RECORRENTES NESTE GÊNERO DISCURSIVO.


FUNDAMETAÇÂO TEÓRICA

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS CONSTITUEM UM GÊNERO DISCURSIVO SECUNDÁRIO QUE, APARECEM EM CIRCUNSTÂNCIA DE COMUNICAÇÃO CULTURAL NA FORMA ESCRITA E QUE, MUITAS VEZES EM FUNÇÃO DO ENREDO DESENVOLVIDO, ENGLOBAM OS GÊNEROS DISCURSIVOS PRIMÁRIOS CORRESPONDENTES A CIRCUNSTÂNCIA DE COMUNICAÇÂO VERBAL ESPONTÃNEA.OUTRA CARACTERÍSTICA É O FATO DE QUE, SEGUNDO ASSIS, OS GÊNEROS PRODUZIDOS NA INTERFACE ORAL ESCRITA SÂO NECESSARIAMENTE SECUNDÁRIO,COMO É O CASO DAS HQS.
DE ACORDO COM EGUTI(2001),OS QUADRINHOS TÊM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A NARRAÇÂO DE FATOS PROCURANDO REPRODUZIR UMA CONVERSAÇÃO NATURAL, NA QUAL OS PERSONAGENS INTERAGEM FACE A FACE, EXPRESSANDO-SE POR PALAVRAS E EXPRESSÔES FACIAIS E CORPORAIS.
SE OS QUADRINNHOS, COMO JÁ , PROCURAM REPRODUZIR UMA CONVERSAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DA PALAVRA ESCRITA, TORNA-SE NECESSÁRIO O ESTUDO DAS DUAS MODALIDADES, ORAL E ESCRITO, QUE CONSTITUEM O MESMO SISTEMA LIGUÍSTICO .
O TEXTO ESCRITO POSSUI UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA : O PLANEJAMENTO TEMÁTICO . PARALELO AO PLANEJAMENTO TEMÁTICO, OCORRE O PLANEJAMENTO TEMÁTICO, OCORRE O PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO, OU SEJA, A FORMULAÇÃO VERBAL TAMBÉM É PLANEJADA.
A CONCEPÇÃO DA HQS E DE BASE ESCRITA, POIS A NARRAÇÃO É BASEADA EM ROTEIROS ESCRITOS COMO NO CINEMA, APESAR DA TENTATIVA DE REPRODUZIR A FALA(GERALMENTE INFOLMAL), ATRAVÉS DE INTERJEIÇÕES , REDUÇÕES OCABULARES, ONOMATOPÉIAS,GÍRIAS) ALEM DE EXPRESSAREM OS GESTOS E EXPRESSÕES DOS PERSONAGENS ATRAVÉS DO DESENHO.O TEXTO DAS HQS É PREVIAMENTE PREPARADO, DAS CARACTERÍSTICAS DA CONVERSAÇÃO.NELE NÃO SE PERCEBEM AS REPETIÇÕES E RENDUNDÃNCIA PRÒPRIA DA ORALIDADE , UMA VEZ QUE HÀ UMA ELABORAÇÃO PRÍVIA, ASSIM COMO ACONTECE NUM TEXTO LITERÁRIO.
COMO OS QUADRINHOS TAMBÉM UTIZAM A LINGUAGEM NÂO VERBAL, QUE É FUNDAMENTAL NA TRANSMISSÃO DE SUA MENSAGEM , NÃO SE PODE DEIXAR DE CITAR A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS ESPECÍFICOS DE UM QUADRINHO COMO O REQUADRO,O BALÃO, E AS LEGENDAS QUE AUXILIAM OS RECURSOS LINGUÍSTICOS(DISCURSO DIRETO,ONOMATOPÉIA,EXPRESSÔES POPULARES), NÂO VERBAIS(GESTOS E EXPRESSÔES FACIAIS) E PARALINGUÍSTICOS(PROLONGAMENTO E INTENSIFICAÇÂO DE SONS) NA COMPREENSÂO DA NARRATIVA.

ANÁLISE DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

A HQ A SER ANALISADA NARRA UM EPISÓDIO DA TURMA DA MÔNICA, PERSONAGENS DE MAURÍCIO DE SOUSA QUE, SEGUNDO EGUTI(2001), FORAM INSPIRADOS EM SUA FILHA MAIS VELHA E EM SUA TURMINHA DE AMIGOS.
ESSA TURMINHA É CONSTITUÍDA PELOS PERSONAGENS MÔNICA,CEBOLINHA,CASCÂO,MAGALI ENTRE OUTROS, E ESTÂO NA CIDADE PRÉ-ESCOLAR POR VOLTA DOS SETE ANOS DE IDADE.
A HISTÓRIA ESCOLHIDA É CONSTITUÍDA DE 72 QUADRINHOS E 11 CAPÍTULOS E SE INTITULA ``CEBOLINHA EM O NOVO PLANO`` E NARRA O QUE CEBOLINHA PLANEJA PARA ENFRENTAR A MÔNICA E SUA FORÇA.A PARTIR DAS TEORIAS ABORDADAS,SERÂO DESCRITAS,EM ALGUNS QUADRINHOS DESSA HISTÓRIA , ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FALADA , ASSIM COMO OS ELEMENTOS DAS HQS QUE AUXILIAM NA COMPREENSÂO DA NARRATIVA.A ANÁLISE CONCENTRA-SE NAS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO FALADO ENCONTRADAS NO TEXTO ESCRITO DA HQ, SENDO QUE OS DESENHOS SÓ FORAM CONSIDERADOS Á MEDIDA QUE CONTRIBUÍRAM COM OS ASPECTOS DA ORALIDADE COMPLEMENTANDO O SIGNIFICADO DO TEXTO ESCRITO.

3 comentários:

  1. Muitos erros ortográficos, horrível para se ler! Fora que vc estuda néé?? Escreve tdu errado. afe afe afe

    ResponderExcluir
  2. erros otograficos parecem q neem trabalham para escrever

    ResponderExcluir